Imagem: Fernando Brasilien (adaptação). Licença: Creative Commons BY-SA
Reportagem: Mario Gazzola
Agora é oficial: o Franca Basquete é o campeão da NBB! Aliás, PENTAcampeão - cinco edições consecutivas levantando a taça nas alturas. Foram quatro jogos na melhor de cinco contra o Pinheiros, e o Franca levou por 3 jogos a 1: o primeiro em casa, vencendo por 82 a 73; o segundo, no Ibirapuera, com placar raspando 75 a 78 a favor dos sapateiros; o terceiro, também por margem apertadaça, quem levou foi a galera negro-anil por 94 a 92 em Sampa; e o quarto e último jogo no Pedro Fuentes terminou com o touro fazendo história por 85 a 76.
Destaque para o Lucas Dias, cestinha da partida com 22 pontos. Georginho conquista duplo destaque, com oito assistências e oito rebotes. O time do penta só não teve o melhor aproveitamento nos arremessos de três pontos, porque nos demais arremessos e nos lances livres, só deu Franca.
A conquista é sensacional, mas faz bem recordar e viver a história dessa potência do basquete brasileiro. Haja sala de troféus pra tanto título! Saca só: 17 títulos no Paulista, 12 no Campeonato do Interior, 16 Campeonatos Brasileiros, duas Copas Super 8, seis Sul-americanos de Clubes Campeões, quatro Pan-americanos de Clubes, uma Liga Sul-americana, uma Champions League das Américas e uma Copa Intercontinental. O time acumula conquistas estaduais, nacionais, continentais e mundiais, para a alegria dos fãs.
Agora, é game over pra NBB por um tempo, com previsão de início da temporada 26/27 em outubro.

